Certidão de Contagem de Tempo

CERTIFICAÇÃO DO TEMPO ESTADUAL PARA AVERBAÇÃO EM OUTRO ÓRGÃO

A certidão de contagem de tempo de serviço é um documento em que consta o tempo trabalhado, para averbação em outros regimes previdenciários, de acordo com a legislação vigente.

Informamos que o serviço disponível no Portal do Servidor é destinado exclusivamente para a emissão de Certidões de Contagem de Tempo para fins de averbação em outro regime previdenciário. 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por força do Decreto nº 48.636, de 19/06/2023, Art. 88 inciso II, alínea d, tem a competência de coordenar e executar as atividades relativas a emissão de contagem de tempo para fins de contagem recíproca entre os regimes previdenciários para servidores do quadro da Administração Direta do Poder Executivo. 

Todas as informações funcionais necessárias para a validação de certidão de contagem de tempo, são obtidas e verificadas pela Unidade de Recursos Humanos à qual o(a) requerente esteve vinculado(a). Isso inclui dados sobre o período de serviço, cargo ocupado, atividades realizadas e quaisquer outras informações relevantes para a análise e validação do tempo de serviço do(a) requerente.

📌Documentos Necessários

  • Requerimento preenchido e assinado 🔗
  • Declaração preenchida e assinada: Modelo 🔗
  • Cópia legível da carteira de identidade
  • E-mail pessoal
  • Certidão de casamento
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Telefone celular com DDD
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia do PIS/Pasep
  • Grades de frequência (contagens de tempo) emitidas via SEI

 📌 Entrega da Documentação

A documentação deve ser organizada em pasta e entregue presencialmente na SRE Manhuaçu, das 08h às 17h, ou enviada pelos Correios para: Rua Monsenhor Gonzalez, 350 – Edifício Unique – 4º andar – Sl 406 – Centro – Manhuaçu – MG -CEP 36.900-028.

📌 Após o Protocolo – Análise do processo

A SRE analisará os documentos e fará os ajustes necessários no sistema;

Após a análise, o requerente receberá por e-mail o passo a passo para realizar a solicitação no Portal do Servidor;

A solicitação será encaminhada à Seplag, que possui prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, conforme art. 47 da Lei nº 14.184/2002;

Se houver falta de documentos ou divergências entre os dados enviados e o sistema, o processo será devolvido ao endereço informado para correções.

📌 PASSO A PASSO NO PORTAL DO SERVIDOR 🔗