Para o ano letivo de 2022, a Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu deu um grande e importante passo da sua história com o aumento do número de escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral. Hoje, são 9 escolas que trabalham com essa modalidade: EE Arnaldo Leite ( Lajinha), EE Gov. Juscelino Kubitschek (Conceição de Ipanema), EE Antônio Welerson (Manhuaçu), EE Dionysio Costa (Mutum), EE Manoel Felisberto (Chalé), EE Dalila Cerqueira (Santa Margarida), EE Professor José Venâncio (Manhumirim), EE Prof. Juventino Nunes (São João do Manhuaçu), EE Maria de Lucca Pinto Coelho (Manhuaçu).

As escolas de ensino médio em tempo integral ajudam o estudante a pensar e a melhorar sua própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrirem o que querem fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas. Para além das disciplinas da base curricular, como História, Língua Portuguesa e Matemática; há aulas de Projeto de Vida, Estudos Orientados, Práticas Experimentais e Eletivas. 

Para o Coordenador Geral do EMTI da EE Arnaldo Leite, Gustavo Sanglard: o ensino médio integral vem fortalecendo muito os ganhos na educação de qualidade dos nossos alunos, sendo observada a grandeza do Projeto. Tendo em vista uma maior participação dos alunos e um interesse pela construção do seu "Eu", aumentando e melhorando sua auto-estima. Aulas mais dinâmicas; disciplinas integradoras, práticas experimentais, tornando-os mais protagonistas de suas histórias e com uma perspectiva de um Projeto de Vida! Percebe-se com o EMTI, um objetivo principal,  de considerar a formação integral do aluno, adotando um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.”’

Já para o Diretor Adriano da EE Professor Juventino Nunes: “O Ensino Médio em Tempo Integral possibilita ao aluno espaço de formação integral para a vida. Nos itinerários formativos e nas atividades integradoras, o aluno possui tempo de compreender a real necessidade de seu conhecimento, bem como compreender a sua formação como processo ligado aos seus conhecimentos de vida, aos conhecimentos adquiridos na formação familiar relacioná-los àqueles adquiridos na escola para que possa aplicá-los na sua vida.”

 A seguir imagens dos estudantes da EE Arnaldo Leite durante as aulas de Práticas Experimentais e de estudantes da EE Professor Juventino Nunes na disciplina integradora de Projeto de Vida.

 

Venha conhecer um pouco mais sobre as escolas de EMTI, clicando no endereço eletrônico: https://querointegral.com.br/MG/

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu

Rua Amaral Franco, 221 - 2º Andar - Centro

CEP: 36900-034 - Manhuaçu / MG

(33) 3339-2300