Foi publicada as normas e procedimentos para os processos de Movimentação de Pessoal dos servidores efetivos do Quadro Técnico/Administrativo e do Quadro de Magistério da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
🔗 RESOLUÇÃO SEE Nº 5.153, DE 24 DE ABRIL DE 2025 - Estabelece normas e define procedimentos para os processos de Movimentação de Pessoal dos servidores efetivos do Quadro de Magistério
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrição extemporânea e estabelece critérios e procedimentos para a realização do Processo Seletivo, destinado à classificação e à seleção de Professor de Educação Básica (PEB).
👉 Todo candidato já inscrito no edital anterior, poderá fazer nova inscrição, visto que é por área de conhecimento. 👈
Eventuais dúvidas poderá ser encaminhadas para o e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Evento realizado em parceria entre SEBRAE e a SRE Manhuaçu destacou a importância da educação empreendedora nas escolas públicas e o impacto da ação docente na vidas dos estudantes.
O Espaço Green Ville foi palco, nesta quarta-feira, dia 10, do 3º Seminário Regional "Educadores do Futuro", promovido pelo SEBRAE em parceria com a Superintendência Regional de Educação de Manhuaçu (SRE). O evento reuniu mais de 500 educadores e contou com a presença de autoridades locais da área de educação e do empreendedorismo, além do renomado palestrante George Rubadel, especialista no tema.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura da inscrição extemporânea para a função de Auxiliar de Serviços de Educação Básica e estabelece critérios e procedimentos para a realização de Processo Seletivo Simplificado destinado à classificação e à seleção de profissionais para formação de cadastro de reserva.
Iniciativa visa alinhar formação técnica às demandas do mercado; instituições de ensino devem ficar atentas ao credenciamento.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou no Diário Oficial do Estado a lista definitiva de cursos e municípios prioritários para a 6ª edição do Trilhas de Futuro, maior programa de educação profissional gratuita de Minas. A iniciativa, que já formou 70 mil técnicos e capacita outros 108 mil estudantes, visa conectar a formação técnica às necessidades regionais do mercado de trabalho.
Novidades desta edição
Credenciamento restrito: Pela primeira vez, instituições só poderão ofertar cursos e vagas para os municípios listados, garantindo maior eficácia na empregabilidade.
Edital em maio (previsão): As escolas técnicas terão prazo ampliado para se adequarem aos critérios antes do período de inscrições dos estudantes, que ocorrerá no segundo semestre.
Auxílio financeiro: Alunos receberão R$ 20 diários para transporte e alimentação, condicionados à frequência comprovada.
Próximos passos
Instituições: Devem acompanhar o edital de credenciamento em maio e verificar a lista oficial de cursos.
Estudantes: Inscrições abrem no segundo semestre, com material didático gratuito e vagas em instituições públicas e privadas credenciadas.
Hoje é um dia de conscientização, inclusão e celebração! 🎉 O Dia Internacional da Síndrome de Down nos lembra da importância de valorizar as diferenças e garantir que todas as pessoas tenham oportunidades iguais.
Cada pessoa com Síndrome de Down tem sua própria história, talentos e sonhos. Quando promovemos a inclusão, construímos um mundo mais justo e acolhedor para todos! 💛💙
Use meias coloridas 🧦, compartilhe informações e ajude a espalhar a mensagem de respeito e amor! 💙
No dia 19 de março de 2025, no Salão de Reuniões do Colégio Tiradentes de Manhuaçu, foi realizado o Segundo Encontro Gerencial promovido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE). O evento reuniu os diretores das 67 escolas da região, os inspetores escolares, analistas educacionais, contando com a participação da Superintendente Regional de Educação da SRE Manhuaçu, Sra. Vitória Maria Ferreira de Magalhães Serri, da Diretora de Ensino da SRE Manhuaçu, Sra. Gisele Henrique de Morais e da Coordenadora de Inspeção Escolar, Sra. Luslândia Ribeiro Cardoso.
Na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu realizou, no Colégio Tiradentes, uma reunião de Gestão Integrada de Planejamento com a presença das duplas gestoras das escolas participantes do Programa Jovens de Futuro.
O encontro teve como objetivo principal a apresentação e discussão do Plano de Ação da SRE para o fortalecimento das iniciativas educacionais da região, com ênfase nas metas e estratégias voltadas para o sucesso do Programa Jovens de Futuro, uma iniciativa que visa preparar os alunos para enfrentarem os desafios do século XXI.
A Escola de Formação de Educadores de MG anuncia a abertura das inscrições para o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).
--
Este curso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
O objetivo é fomentar o letramento racial e contribuir para a formação de professores(as) e gestores(as) de acordo com os princípios da ERER e EEQ, valorizando tradições, culturas e línguas ancestrais.
Informações do curso:
Modalidade: A distância
Duração: 120 horas
Público-alvo: Profissionais da educação básica de todo o país
Mais um ano letivo se inicia e novamente nossas escolas voltam a ficar cheias com a energia e entusiasmo dos estudantes. Também é momento de retomar o processo de ensino e aprendizagem escolar! Para isso, um dos primeiros passos é garantir as ações das avaliações sistêmicas e um dos primeiros momentos avaliativos do ano, que é a avaliação diagnóstica.
A Avaliação Diagnóstica tem o importante papel de fundamentar os planejamentos pedagógicos, a partir da compreensão de como está o aprendizado de cada estudante. O objetivo dessa avaliação é verificar os conhecimentos, competências e habilidades já desenvolvidos pelos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento pedagógico e adequar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes. Além disso, a avaliação diagnóstica não se limita a atribuir conceitos e classificações, mas oferece uma visão geral do desempenho e desenvolvimento dos estudantes, considerando também aspectos emocionais e sociais fundamentais. A avaliação será aplicada entre os dias 20/02/2025 a 14/03/2025, nos formatos digital e impresso. A capacitação das equipes escolares ocorrerá no dia 12/02/2025. O documento orientador das Avaliações Diagnósticas e o link da reunião de capacitação já foram enviados para os e-mails institucionais dos diretores. Desejamos a todos os estudantes, professores e equipes escolares, um bom ano letivo, cheio de aprendizagens e grandes resultados.
Inclusão social, revelação de talentos e formação da cidadania com a participação de milhares de crianças e jovens. Escolas públicas e particulares reunidas no maior evento esportivo-social do Governo de Minas. É visibilidade para o município, gerando saúde e contribuindo com a formação integral do estudante-atleta por meio do esporte escolar.
No dia 03 de fevereiro, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu deu início aos trabalhos da Inspeção Escolar com a presença de inspetores recém-chegados à nossa regional.
Tal início foi marcado por uma reunião de planejamento realizada na sala de reuniões da SRE de Manhuaçu. Participaram do encontro a Superintendente, Sra Vitória Maria Ferreira de Magalhães Serri, e os Inspetores Escolares. A reunião teve como objetivo alinhar as diretrizes e estratégias para as atividades de inspeção que serão conduzidas ao longo do ano letivo.
Reuniões como essa reforçam o compromisso da SRE de Manhuaçu com a qualidade e a eficiência do ensino, promovendo um ambiente educacional cada vez mais eficiente e colaborativo.
Considerando a Lei nº 23.013 de 21 de junho de 2018 e a Lei nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, e em consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), reforçamos a importância do uso responsável dos aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, incluindo celulares, no ambiente escolar.
As citadas leis têm como objetivo garantir que a tecnologia seja utilizada de forma consciente, promovendo um ambiente mais favorável ao aprendizado e à convivência escolar.
De acordo com a legislação: O uso dos aparelhos eletrônicos em sala de aula é permitido apenas para fins pedagógicos, sob orientação dos profissionais da educação e conforme as diretrizes da SEE/MG. Fora dessas situações, os aparelhos devem permanecer desligados e guardados em local apropriado para evitar distrações e manter o foco nas atividades escolares.
Contamos com a colaboração de todos para que possamos construir um ambiente de aprendizagem mais seguro e produtivo.
Nesta quinta-feira, 30/01/2025, das 15:30 até as 17 Horas, o Secretário Estadual de Educação, Igor de Alvarenga realizará uma live, no canal do youtube @estudioeducacaomg.
Além de garantir mais um canal de divulgação e informação aos professores, servidores, estudantes, família e comunidade escolar em geral, a live faz parte da mobilização da Secretaria Estadual de Educação para iniciarmos mais um ano letivo da melhor forma, com excelência de organização e proporcionando aos estudantes mineiros uma educação de boa qualidade. Não perca!! Participe!
Este é o único programa de intercâmbio para escolas públicas no Brasil que oferece oportunidades em todos os continentes, refletindo o compromisso com a pluralidade e a formação global de nossos jovens. Cada destino é uma oportunidade única de crescimento acadêmico, cultural e pessoal, que abrirá portas para novas experiências e perspectivas.
Então, nosso aluno foi contemplado com a bolsa do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento para a ARGENTINA!!!!
Estamos confiantes de que essa vivência será transformadora e fortalecerá o seu papel Pedro Henrique, como cidadão global. Estamos muito orgulhosos por ver Minas Gerais e nossas escolas públicas se destacando como referência em inclusão, diversidade e qualidade na formação de nossos estudantes.
SUSP DE LIMINAR/SENTENÇA Nº 1.0000.25.018113-8/000 - COMARCA DE BELO HORIZONTE - REQUERENTE(S): ESTADO DE MINAS GERAIS - REQUERIDO(A)(S): JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA E AUTARQUIAS DA COMARCA DE BELO HORIZONTE - INTERESSADO(A)S: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS