A Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu/MG reconhece e respeita profundamente a história de vida, dedicação e legado do professor Albert dos Reis Ceia. Entendemos o quanto sua partida trouxe dor e comoção para toda a comunidade escolar da Escola Estadual João Xavier da Costa.
Sabemos que o professor Albert foi muito mais que um vice-diretor: foi um educador presente, um colega querido e uma referência afetiva para alunos, professores e demais servidores. O luto é um momento delicado e compreendemos o desejo legítimo de todos em prestar a ele uma última homenagem.
Entretanto, cumpre-nos esclarecer que as decisões relacionadas ao funcionamento das escolas durante o período letivo seguem o que está determinado na Resolução SEE nº 5086/2024, que regulamenta o Calendário Escolar 2025 da rede estadual de ensino. Esta normativa estabelece, no Artigo 2º, §2º, que é responsabilidade da direção escolar cumprir e fazer cumprir o calendário letivo, assegurando o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios e da carga horária mínima determinada por lei.
A normativa também orienta que quaisquer alterações no calendário escolar devem ser previamente discutidas com o Colegiado Escolar e homologadas pelo Serviço de Inspeção Escolar, o que não foi possível de ser realizado no curto prazo exigido pela situação.
Destacamos que a decisão de manter as atividades escolares no dia do sepultamento não teve, em nenhum momento, a intenção de desrespeitar a memória do professor Albert ou de minimizar a dor da equipe escolar. Tratou-se de uma medida administrativa, pautada pelo cumprimento da legislação vigente, à qual todas as escolas estaduais estão igualmente sujeitas.
Nos solidarizamos com toda a equipe da EE João Xavier da Costa e colocamo-nos à disposição para, juntos, construirmos formas de homenagear a memória do professor Albert dentro do ambiente escolar, de maneira respeitosa, afetiva e dentro dos limites legais.
Reforçamos nosso compromisso com a escuta, o diálogo e o acolhimento, reafirmando o respeito por todos os profissionais que constroem diariamente a educação pública.