A educação mineira celebra a conquista da estudante Luísa Rodrigues de Freitas, da Escola Estadual Antônio Silva Rocha, no distrito de Vila Nova, Manhuaçu, selecionada para representar Minas Gerais no Programa Jovem Senador 2025. A seleção, promovida pelo Senado Federal com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, passou por etapas escolar, regional, estadual e nacional.
Promovido anualmente, o programa levará Luísa e mais 26 estudantes da rede pública (um por estado e o DF) para a Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, entre 18 e 22 de agosto. Durante o evento, os jovens assumirão simbolicamente o papel de senadores, debatendo propostas e vivenciando o processo de criação de leis.
Emocionada, Luísa Rodrigues de Freitas compartilhou: “Acho que me sinto aliviada, que meu esforço teve algum resultado. Minha mãe até brinca que eu estudo até demais, que fico muito tempo estudando. Chego da escola e passo noites estudando. É como ter meu esforço reconhecido”. Sobre o tema, destacou: “Quando a Gabriela, minha professora, passou o tema, eu adorei. Escrevi várias versões da redação porque achei o tema muito importante e atual. Foi muito divertido pensar em um jeito de conscientizar as pessoas por meio de uma redação de 30 linhas”.