O Território da Leitura é um projeto que visa aprofundar o aprendizado da leitura e escrita junto aos estudantes do do 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual, formando comunidades de jovens leitores. Os kits contam com obras literárias para o público infantil e traçam estratégias para a leitura em família e para a prática da produção textual.
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
O ano letivo de 2025 trará muitas perspectivas de projetos e sonhos para toda a comunidade escolar. Esse é um momento para dar continuidade à formação de milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos, garantindo o papel e a finalidade da escola no preparo para a cidadania, qualificação para o mundo do trabalho e desenvolvimento pleno da pessoa humana.
O prazo, que se inicia no dia 21/01/2025, seguirá aberto até 05/02/2025. As vagas remanescentes oferecem uma nova oportunidade para que pais, responsáveis e estudantes maiores de idade possam garantir uma vaga para o ano letivo de 2025. A inscrição é realizada exclusivamente mediante o preenchimento de formulário disponibilizado no SUCEM através do link: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
EXTRATO DE EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO ESCOLAR – CONJUNTO ESCOLAR PARA ESTUDANTE – CJA 06(Publicado dia 18/02/2025) A Caixa Escolar Carlos Nogueira da Gama da Escola Estadual torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 26/02/2025, às 15 horas, Processo licitatório nº 01/2025, Modalidade Convite, para Aquisição de Mobiliário Escolar. Os interessados poderão obter informações e cópia do edital completo, exclusivamente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., da EE Carlos Nogueira da Gama, localizada na Avenida Fernando Maurílio Lopes, s/n – Reduto – CEP: 36.920-000 – Telefone (33) 3378.4099, até o dia 26/02/2025 às 13 horas.
EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DE DISPENSA(Publicado dia 14/02/2025)
Dispensa nº. 08/2025 - Tipo: Menor preço – Critério de julgamento: Lote
A Caixa Escolar CONEGO ARNALDO , inscrita no CNPJ sob o nº 19.845.601/0001-23, torna público que realizará Dispensa de Licitação, com critério de julgamento do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos do Art. 75, inciso II da Lei Federal nº 14.133/, de 01 de abril de 2021, e as exigências estabelecidas no TERMO DE REFERÊNCIA, que poderá ser solicitado através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, observadas as datas, horários e locais discriminados a seguir:
DATA INICIAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: 17/02/2025
DATA FINAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: 20/02/2025
DATA DE JULGAMENTO: 21/02/2025
ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ENDEREÇO PARA ENVIO PRESENCIAL DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: Rua Cirilo Policarpo de Souza, 60, Centro, São João do Manhuaçu, MG – CEP 36918-000
1- OBJETO: Móveis planejados para revitalização dos espaços de leitura PARA SUPRIRAS NECESSIDADES DA CAIXA ESCOLAR CONEGO ARNALDO da ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JUVENTINO NUNES.
OBSERVAÇÃO: A Caixa Escolar não se responsabiliza pelo atraso da entrega de documentos pelos correios, tão pouco quanto a falhas eletrônicas no envio por e-mail.
EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DE DISPENSA(Publicado dia 11/02/2025) Dispensa no. 03/2025 - Tipo: Menor preço – Critério de julgamento: POR ITEM A CAIXA ESCOLAR MARIA MENDES RIBEIRO, inscrita no CNPJ sob o no: 19.845.783/0001-32, torna público que realizará Dispensa de Licitação, com critério de julgamento do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos do Art.75, inciso II da Lei Federal no 14.133/, de 01 de abril de 2021, e as exigências estabelecidas no TERMO DE REFERÊNCIA, que poderá ser solicitado através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, observadas as datas, horários e locais discriminados a seguir: DATA INICIAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: DATA: 11/02/2025 FINAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: 14/02/2025 DATA DE JULGAMENTO: 17/02/2025 ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ENDEREÇO PARA ENVIO PRESENCIAL DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: AVENIDA SÃO LUIZ GONZAGA, No 110, CENTRO, LUISBURGO, MINAS GERAIS, CEP: 36.923-000. 1- OBJETO: AQUISIÇÃO DE IMPRESSORA PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DA CAIXA ESCOLAR Data para entrega do item: até dia 28/02/2025.
OBSERVAÇÃO: A Caixa Escolar não se responsabiliza pelo atraso da entrega de documentos pelos correios, tão pouco quanto a falhas eletrônicas no envio por e-mail.
EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DE DISPENSA PARA AQUISIÇÃO DE Ar condicionado para Laboratório. (Publicado dia 16/01/2025) Dispensa nº. 03/2025 - Tipo: Menor preço – Critério de julgamento: POR ITEM A Caixa Escolar Dionísia Dutra, inscrita no CNPJ sob o nº19. 629.880/0001-98 torna público que realizará Dispensa de Licitação, com critério de julgamento do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos do Art. 75, inciso II da Lei Federal nº 14.133/, de 01 de abril de 2021, e as exigências estabelecidas no TERMO DE REFERÊNCIA, que poderá ser solicitado através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta e necessidade da Caixa Escolar, observadas as datas, horários e locais discriminados a seguir: DATA INICIAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: 30/01/2025 DATA FINAL PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: 03/01/2025 (Presencialmente até as 17h00min horas e por e-mail até as 23h59min h) DATA DE JULGAMENTO: 04/01/2025 ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ENDEREÇO PARA ENVIO PRESENCIAL DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO: Rua Marcílio Dias, s/nº , Conceição de Ipanema-MG, Centro,CEP:36.947-000 (E.E. GOVERNADOR Juscelino Kubitschek) 1- OBJETO: EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DE DISPENSA PARA AQUISIÇÃO DE Ar condicionado para Laboratório. OBSERVAÇÃO: A Caixa Escolar não se responsabiliza pelo atraso da entrega de documentos pelos correios, tão pouco quanto a falhas eletrônicas no envio por e-mail.
TERMO DE CANCELAMENTO DO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 01- 2025 (Publicado dia 16/01/2025) A Caixa Escolar PADRE GERALDO MAGALHÃES, por meio da Comissão Permanente de Licitação, torna público aos interessados que, EM VIRTUDE DE INCONSISTÊNCIAS IDENTIFICADAS NO EDITAL, sob pena de afronta aos princípios da Administração Pública, comunica o CANCELAMENTO, do PROCESSO LICITATÓRIO nº 01/2025, Modalidade CONVITE, que tem por objeto: Aquisição de mobiliários e equipamentos. Ressalta-se, que novo certame será publicado após realizadas as adequações necessárias.
Extrato de Edital para Aquisição de Mobiliários e Equipamentos (Publicado dia 16/01/2025)
A Caixa Escolar Padre Geraldo Magalhães torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 24/01/2025, às 10:00 horas, Processo licitatório nº 02/2025, Modalidade Convite para aquisição de Mobiliários e Equipamentos – Emenda Parlamentar. Os interessados poderão obter informações e cópia do edital completo na sede da EE Quinca Franco, localizada na Avenida Álvaro Moreira da Silva n° 705 – Centro – Durandé CEP 36.974-000 – Telefone (33)99828-1210, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 23/01/2025, às 17:00h.
Curso: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Oferta: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) via Universidade Aberta do Brasil (UAB) Parcerias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Capes Modalidade: Curso gratuito e 100% online
A SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO DA SRE DE MANHUAÇU no uso de suas atribuições legais e regulamentares tendo em vista a Resolução SEE No 4.548 de 28 de abril de 2021, que dispõe sobre delegação de competência e outras providências no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e da Resolução SEE No 4.825, DE 07 DE MARÇO DE 2023 que dispõe sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) no apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem dos estudantes e dos resultados nos indicadores educacionais, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas para a realização do Processo de Seleção Interna, adiante denominado PSI, destinado à seleção de servidores efetivos nos cargos de Especialista em Educação Básica (EEB), de Professor de Educação Básica (PEB) - Regente de Turma e de Professor de Educação Básica (PEB) - Regente de Aulas para atuação em vagas temporárias, no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano Recomposição das Aprendizagens (PRA).
A Banca Itinerante para certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio foi realizada em dezembro de 2024 e, ao final do mês, teve o resultado divulgado. Agora, até o dia 10 de janeiro de 2025, os estudantes aprovados devem entregar, na escola em que realizaram a avaliação, a certidão de nascimento e uma cópia do Registro Geral (RG). As áreas de conhecimento avaliadas foram Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
O estudante viajará para o exterior em intercâmbio por um ano com as despesas custeadas por bolsa de estudo do governo do estado.
Criado pelo governo do estado e implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o programa levará ao exterior mais cento e cinquenta estudantes da Rede Estadual.
Pais e responsáveis deverão levar documentos de estudantes até a escola para garantir a vaga!
O período para confirmação de matrícula na Rede Estadual está aberto, e as 67 escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu estão prontas para receber a documentação dos estudantes designados na lista do cadastro escolar. Essa etapa é essencial para garantir a vaga dos alunos no próximo ano letivo.
Nos termos da legislação vigente, a SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO informa o Cronograma a ser cumprido no processo de Movimentação de Pessoal, especificamente na modalidade de “REMOÇÃO REGIONAL”.
O SUCEM, Sistema Único de Encaminhamento para Matrícula, divulga, nesta quarta-feira, dia 04/12/2024, o resultado do cadastro escolar. A lista contém o nome do estudante e para qual escola ele foi encaminhado para a matrícula para o ano de 2025.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, resolve tornar pública a retificação da Resolução SEE nº 5.085, de 29 de outubro de 2024, que estabelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Unidades de Ensino na Rede Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
A Superintendente Regional de Ensino de Manhuaçu, Vitoria Magalhães, participou hoje - 03/12/24 do encerramento do ciclo 2024 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), uma iniciativa do Governo de Minas Gerais voltada para o desenvolvimento de líderes capazes de atuar de forma inovadora e estratégica no setor público.
As Escolas Estaduais do âmbito da Superintendência Regional de Manhuaçu estão realizando os testes de triagem ocular e auditiva previstos no programa Miguilim, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde.