A Secretaria de Estado da Educação/SEE, mobiliza toda a Rede Pública de MG para a aplicação das Avaliações Externas do SIMAVE - PROALFA e PROEB/2022.

As avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) e do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) serão aplicadas em todas as escolas públicas da SRE de Manhuaçu, nos dias 08 e 09 de novembro de 2022.

Serão avaliados estudantes matriculados no 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio em escolas estaduais e municipais.

As avaliações realizadas pelo SIMAVE buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, no gerenciamento escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio e geram informações essenciais sobre o desempenho de nossos estudantes no processo de alfabetização, no desenvolvimento das capacidades de Leitura e de Matemática e, secundariamente, sobre a qualidade do trabalho de todos os profissionais envolvidos e responsáveis pelo processo de ensino e de aprendizagem.

Por essa razão, para obtermos êxito na aplicação das avaliações do Proalfa e Proeb, é importante que cada diretor(a) oriente a equipe escolar quanto aos procedimentos a serem realizados antes e no dia da aplicação da avaliação, conforme quadro abaixo: