VÍDEO DA ALUNA LUÍSA

Luísa foi selecionada através da sua redação que abordava o tema do Jovem Senador 2025, “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. Além dela, representantes de todos os estados mais o Distrito Federal tomaram posse e participaram de ações no Senado Federal. A jovem senadora tem realizado atividades em sua escola transformando sua vivência legislativa em aula prática de cidadania para inspirar colegas.

Assim, pode-se dizer que a viagem a Brasília pode ter terminado, mas a missão da jovem senadora Luísa Silva Rodrigues está apenas começando.Já que, a estudante da Escola Estadual Antônio Silva Rocha, do distrito de Vila Nova, em Manhuaçu, retornou à sua comunidade não apenas com um certificado, mas com a missão de compartilhar a vivência legislativa que experimentou na capital federal. A jornada, que começou com uma redação sobre emergência climática, transformou-se em uma poderosa ferramenta de estímulo à cidadania dentro da escola.

Luísa foi uma das 27 estudantes selecionadas em todo o país para o Programa Jovem Senador 2025, do Senado Federal. Entre os dias 18 e 22 de agosto, ela viveu a rotina parlamentar, debateu projetos de lei e, em um momento marcante, teve a honra de subir à tribuna do Plenário para apresentar aos demais jovens senadores e defender suas ideias. Foram apresentadas e debatidas propostas que tramitarão no Senado Federal; o Vale-Livro, para fomentar a leitura e a saúde mental dos jovens; Selo de ajustamento ambiental positivo amplo, o Eco Samba; e a regulamentação da Rotulagem, apresentação e publicidade de alimentos ultraprocessados. De volta ao ambiente escolar, a experiência não ficou guardada apenas na memória. Com o apoio da professora de Português, Luísa tem organizado formas de repassar a experiência em Brasília, através de dinâmicas e debates, para relatar aos colegas como funciona na prática o Poder Legislativo brasileiro.

"Tive a honra de representar meu estado no Programa Jovem Senador 2025. Foram experiências tão marcantes que vou levar comigo pelo resto da vida. Era tão incrível estar lá todos os dias, participar de comissões, defender nossas propostas em plenário. Não foi apenas uma visita: tivemos a sensação de pertencer àquele espaço”, destacou Luísa.

A diretoria da escola abraçou a iniciativa. Nesta semana, ainda dentro das atividades do "Agosto das |juventudes", uma série de atividades foram promovidas. Os estudantes participaram de simulações de sessões legislativas, onde aprenderam sobre a tramitação de projetos, a importância do debate democrático e a construção de leis que impactam o dia a dia de todo cidadão.

A superintendente regional de ensino de Manhuaçu, Vitória Maria Ferreira de Magalhães Serri, destacou o caráter formativo do programa. "O Jovem Senador não é um evento isolado. É o início de um processo. O objetivo maior é que esses jovens voltem e mobilizem suas escolas, atuando como multiplicadores de conhecimento político e cívico. A Luísa e a EE Antônio Silva Rocha são exemplos perfeitos de como esse ciclo da cidadania deve funcionar".

Promovido pelo Senado Federal, o Programa Jovem Senador busca estimular a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre jovens da rede pública. Todos os custos de participação, transporte, hospedagem, alimentação e atividades, são custeados pelo Senado, garantindo o acesso de estudantes de todo o país a essa experiência única de formação.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu

Rua Monsenhor Gonzalez, 350 - Edifício Unique

4º e 5º Andares - Centro

CEP: 36900-028 - Manhuaçu / MG

(33) 3339-2300