O Jovem Senador conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação que aborda tópicos de civismo e questões sociais e que, portanto, convida à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os melhores autores dos 27 estados da nação são selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores. Como um projeto que fala para os jovens e deseja que eles sejam a razão de sua existência, utilizar a árvore como símbolo do projeto é associar o processo de educação e formação política à natureza de crescimento permanente, geração de frutos como símbolo da vida, representando a evolução permanente, a fonte do conhecimento para construção de um mundo melhor.

A edição 2020 do Jovem Senador foi adiada devido às ações de prevenção à Covid-19, mas o Senado Federal continuou cultivando esse Programa durante o mês de novembro com o “Faça parte plantando a sua árvore do conhecimento”. E é com muita alegria e satisfação que a SRE Manhuaçu através das escolas EE Orosimbo Gomes de Moraes, EE Governador Juscelino Kubitschek, EE Padre Miguel, EE Erotildes Hubner e EE Padre Júlio Maria se conectou virtualmente à programação por meio de postagens e compartilhamentos nas redes sociais do JS. Os estudantes dessas escolas realizaram o plantio de mudas, compartilhando esses momentos nas redes. Uma alusão ao plantio da árvore do conhecimento! A EE Orosimbo (São José do Mantimento) realizou em suas redes sociais uma sensibilização ao plantio de mudas e a adesão da comunidade escolar ao projeto foi incrível! Parabéns a tod@s estudantes, professor@s e diretor@s escolares, enfim, à toda comunidade escolar e instituições parceiras que se engajaram nessa proposta.

A seguir algumas imagens de estudantes da SRE de Manhuaçu que participaram da Campanha pelas redes sociais.

Postagem de Estudante da EE Governador Juscelino Kubitschek (Conceição de Ipanema)

Postagem de Estudante da EE Erotildes Hubner (Mutum)

Postagem de Estudante da EE Governador Juscelino Kubitschek (Conceição de Ipanema)

Postagem de Estudante da EE Orosimbo Gomes de Moraes (São José do Mantimento)