Nota de Esclarecimento

A SRE de Manhuaçu vem a público esclarecer a sociedade sobre a distribuição dos Kits Merenda referente à EE SALIME NACIF.

As Escolas Estaduais estão procedendo a entrega, a cada estudante matriculado, um KIT MERENDA em cumprimento à Lei nº 13.987 de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com o recurso do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Cada ESCOLA ESTADUAL definiu um local e um cronograma, com dias e horários preestabelecidos, para distribuição do KIT MERENDA. Tal medida tem como propósito não promover aglomeração e garantir todos os cuidados necessários de higiene para não propagação da COVID-19, zelando assim, pela saúde e bem-estar dos estudantes e seus familiares.

Quanto aos locais, poderiam ser definidos a escola ou o fornecedor (supermercados/mercearias/atacadões... etc) e, infelizmente a EE SALIME NACIF interpretou equivocadamente que a distribuição dos kits poderia acontecer em “parceria” com outras instituições e, estabeleceu uma parceria com a Igreja Catedral Batista da Gloria do Calvário, embora tenha sido feito pensando numa melhor forma de evitar a aglomeração e um local mais central para atendimento aos pais, não poderia ter sido efetuada a parceria.

Na manhã de hoje, 23/04/2021, assim que tomamos conhecimento da denúncia realizada sobre produtos, como “arroz com varejeira e macarrão mordido de rato”, distribuídos no Kit Merenda da EE Salime Nacif, a Diretora DAFI – Diretoria da Administração e Finanças foi pessoalmente à escola para verificar a situação. Como dizemos anteriormente, os produtos estavam num espaço cedido pela Igreja Catedral Batista da Gloria do Calvário e, foi verificado que todos os produtos estão dentro dos prazos de validade.

Solicitamos à escola que fizesse imediatamente a transferência dos produtos para a sede da EE Salime Nacif e, que a partir de segunda-feira – 26.04.2021 seja efetuada a distribuição dos kits na própria escola.

Iremos agora emitir uma Ordem de Serviço designando uma equipe de servidores da SRE Manhuaçu para apurar a situação da distribuição efetuada até a data de hoje – 23/04/21 para verificarmos em que condições os kits foram acondicionados e distribuídos.

Mesmo que tenha acontecido essa lamentável situação em apenas 01 kit, nada justifica o que aconteceu e precisamos apurar para tomarmos as providências cabíveis.

Como entidade que tem por princípios rígidos a transparência e a publicidade dos seus atos, informamos que tudo será apurado e esclarecido.

Por fim, a SRE de Manhuaçu reitera seu compromisso com os pais/responsáveis/alunos e servidores da Educação, envidando esforços por uma educação de qualidade e, nesse momento de pandemia, com adequadas condições de segurança.

Manhuaçu, 23 de abril de 2021

Vitoria Maria Ferreira de Magalhães Serri