A Olimpíada de Redação da Rede Estadual de Minas Gerais é uma ação estratégica do Projeto de Leitura e Escrita da SEE/MG, que visa fomentar o protagonismo dos estudantes e estimular o pensamento crítico sobre o tema “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens”.
A ação é voltada para estudantes do 5° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio das escolas estaduais, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também está garantida a participação dos estudantes da educação especial, do sistema prisional e do socioeducativo.
O processo de seleção das redações, da SRE Manhuaçu, será conduzido por comissão avaliadora composta pelos seguintes membros: Ana Paula Duarte, Luana Silvano Paixão, Ruy Barboza e Simone Dornelas. As redações selecionadas serão analisadas e classificadas conforme previsto nos critérios do documento orientador olimpíada de redação.
No dia 15 de julho, a equipe DIVAE, sob a liderança da supervisora Neiva de Melo, realizou uma capacitação com representantes dos 18 municípios da regional.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da sede. Foram discutidos tratamentos relacionados aos zoneamentos e suas análises, bem como assuntos impactados por estes, como Censo Escolar, Transporte Escolar e outros.
Para finalizar, em momentos de descontração, foram promovidas atividades de "Mãos na Massa" e sorteios. O objetivo era tornar a reunião mais tranquila e participativa.
Diretores das 13 escolas prioritárias da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu iniciaram esta semana a mobilização para o programa pioneiro de educação financeira via WhatsApp. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e o Instituto Ânima, que selecionaram as escolas e os estudantes do Programa Pé-de-Meia das unidades prioritárias.
Do dia 01 até 18 de julho, os estudantes das escolas listadas abaixo deverão responder ao questionário online disponível exclusivamente no link https://bit.ly/MGedufin, acessado nos laboratórios de informática das unidades. Cada escola deverá dispor de um momento por semana com os estudantes, para orientação, até o término da inscrição.
A educação mineira celebra a conquista da estudante Luísa Rodrigues de Freitas, da Escola Estadual Antônio Silva Rocha, no distrito de Vila Nova, Manhuaçu, selecionada para representar Minas Gerais no Programa Jovem Senador 2025. A seleção, promovida pelo Senado Federal com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, passou por etapas escolar, regional, estadual e nacional.
Promovido anualmente, o programa levará Luísa e mais 26 estudantes da rede pública (um por estado e o DF) para a Semana de Vivência Legislativa, em Brasília, entre 18 e 22 de agosto. Durante o evento, os jovens assumirão simbolicamente o papel de senadores, debatendo propostas e vivenciando o processo de criação de leis.
Emocionada, Luísa Rodrigues de Freitas compartilhou: “Acho que me sinto aliviada, que meu esforço teve algum resultado. Minha mãe até brinca que eu estudo até demais, que fico muito tempo estudando. Chego da escola e passo noites estudando. É como ter meu esforço reconhecido”. Sobre o tema, destacou: “Quando a Gabriela, minha professora, passou o tema, eu adorei. Escrevi várias versões da redação porque achei o tema muito importante e atual. Foi muito divertido pensar em um jeito de conscientizar as pessoas por meio de uma redação de 30 linhas”.
Lembramos que o período para atualização da Declaração de Bens e Valores 2025 (ano-calendário 2024) no SISPATRI foi estabelecido entre os dias 17 de março a 30 de junho de 2025 e está finalizando, FALTAM 04 DIAS!
Contamos com todos para a realização da declaração!
Agradecemos a habitual atenção e estamos à disposição para qualquer esclarecimento ou auxílio necessário durante o processo de atualização da DBV. Caso necessitem de apoio, não hesitem em nos contatar.
Em caso de dúvidas ou se precisar alterar o e-mail cadastrado para alterar a senha, gentileza enviar os dados: MASP, nome completo, CPF e o e-mail correto para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu/MG reconhece e respeita profundamente a história de vida, dedicação e legado do professor Albert dos Reis Ceia. Entendemos o quanto sua partida trouxe dor e comoção para toda a comunidade escolar da Escola Estadual João Xavier da Costa.
Sabemos que o professor Albert foi muito mais que um vice-diretor: foi um educador presente, um colega querido e uma referência afetiva para alunos, professores e demais servidores. O luto é um momento delicado e compreendemos o desejo legítimo de todos em prestar a ele uma última homenagem.
Entretanto, cumpre-nos esclarecer que as decisões relacionadas ao funcionamento das escolas durante o período letivo seguem o que está determinado na Resolução SEE nº 5086/2024, que regulamenta o Calendário Escolar 2025 da rede estadual de ensino. Esta normativa estabelece, no Artigo 2º, §2º, que é responsabilidade da direção escolar cumprir e fazer cumprir o calendário letivo, assegurando o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios e da carga horária mínima determinada por lei.
A normativa também orienta que quaisquer alterações no calendário escolar devem ser previamente discutidas com o Colegiado Escolar e homologadas pelo Serviço de Inspeção Escolar, o que não foi possível de ser realizado no curto prazo exigido pela situação.
Destacamos que a decisão de manter as atividades escolares no dia do sepultamento não teve, em nenhum momento, a intenção de desrespeitar a memória do professor Albert ou de minimizar a dor da equipe escolar. Tratou-se de uma medida administrativa, pautada pelo cumprimento da legislação vigente, à qual todas as escolas estaduais estão igualmente sujeitas.
Nos solidarizamos com toda a equipe da EE João Xavier da Costa e colocamo-nos à disposição para, juntos, construirmos formas de homenagear a memória do professor Albert dentro do ambiente escolar, de maneira respeitosa, afetiva e dentro dos limites legais.
Reforçamos nosso compromisso com a escuta, o diálogo e o acolhimento, reafirmando o respeito por todos os profissionais que constroem diariamente a educação pública.